Ritmos & Batucadas As baterias das escolas de samba de Florianópolis

O livro descreve as peculiaridades, características e transcrições musicais dos ritmos das cinco escolas de samba que desfilaram nos últimos anos até 2014. Em 2015, o carnaval passa a se configurar com 6 escolas do grupo especial e mais 6 escolas do grupo de acesso, e vem se reconfigurando com novas escolas e grupos. Espero, portanto, num futuro não muito distante, registrar essas novas escolas que surgiram no decorrer da pesquisa. Ao acolher e envolver suas comunidades, essas escolas reconfiguram o carnaval de Florianópolis e contribuem para fortalecer e desenvolver nossa cultura popular.

Foram realizadas entrevistas com os mestres de bateria de Florianópolis para captar a perspectiva deles em relação às características musicais das suas baterias. As partituras musicais contidas no livro representam as levadas rítmicas dos instrumentos das baterias de Florianópolis e o DVD que acompanha o livro mostra como se executa o instrumento. É um material complementar que visa facilitar e orientar o processo de aprendizagem, de modo que o leitor não dependa exclusivamente da leitura musical para o aprendizado dos ritmos. O livro é bilíngue, português/inglês para que possa expandir seu conteúdo para outros países.

O livro conta também com a colaboração da Dra. Cristiane Tramonte, professora, pesquisadora autora do livro que conta a história da formação das escolas de samba de Florianópolis, ela é quem assina o primeiro capítulo do livro. Os pareceres são do percussionista e compositor Ney Rosauro,  do músico e professor Rodrigo Paiva e do musicólogo e professor Marcos Holler. O livro contou também com a assessoria pedagógica de Dra. Viviane Beineke, quem também assina o prefácio e me orientou no início da pesquisa.

O livro foi lançado em 3 circunstâncias especiais. No Congresso Nacional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical) realizado em Natal-RN de 5 a 9 de outubro de 2015. Na UNIVALI, durante o Encontro dos Profissionais da Música em Itajaí-SC, dia 20 de outubro de 2015. E na Passarela do Samba de Florianópolis, na sede da LIESF (Liga das Escolas de Samba de Florianópolis) com a presença da maioria das agremiações, dia 22 de outubro de 2015.

Os livros já foram distribuídos entre as escolas de samba de Florianópolis, nas bibliotecas das escolas básicas municipais, entre os professores de música da rede municipal de educação, nos eventos dos lançamentos realizados, nas principais Universidades da Grande Florianópolis, em grupos de pesquisa, para colaboradores e parceiros do projeto.

E há uma tiragem específica para a venda aqui pelo site, por apenas R$ 20,00 + Envio, basta entrar entre em contato. Em Florianópolis, há dois pontos de venda também: na loja de instrumentos musicais Batuka Groove (Centro, Rua Sete de Setembro) e na Escola de Música Garagem 2020 (Córrego Grande, Rua Vera Linhares Andrade, 2020).

Abraço!
André FM