Apresentação

Ritmos e Batucadas é fruto de um projeto de pesquisa em música sobre os ritmos das baterias de escola de samba de Florianópolis, o projeto resultou num livro com DVD e este site interativo.

Além da divulgação e venda do livro, este site dispõe de uma seção interativa (Bateria Interativa) com áudios e animações, onde o usuário pode escolher uma das baterias e brincar de “mestre de bateria”. Este recurso possibilita ao usuário interagir com cada instrumento, escolhendo qual toca e qual não toca no comando do mouse. Uma ferramenta educativa e interessante para compreender como funciona uma bateria de escola de samba.

A gravação foi realizada pelos próprios mestres e ritmistas das escolas de samba Protegidos da Princesa (fundada em 1948), Embaixada Copa Lord (fundada em 1955), Unidos da Coloninha (fundada em 1962), Consulado do Samba (fundada em 1986) e União da Ilha da Magia (fundada em 2008). Os desfiles de carnaval da cidade de Florianópolis nos últimos anos, de 2009 até 2014, foram representados por essas 5 escolas de samba que compuseram o grupo especial e marcam um período recente e fundamental nessa história.

Em 2015, o carnaval passa a se configurar com 6 escolas do grupo especial e mais 6 escolas do grupo de acesso, e vem se reconfigurando com novas escolas e grupos. Espero, portanto, num futuro não muito distante, registrar essas novas escolas que surgiram no decorrer da pesquisa.

Seja bem vindo e deixe seu comentário!

Abraço!
André FM
Capa livro Ritmos e Batucadas (MARCELINO, 2015)