União da Ilha da Magia

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União da Ilha da Magia, a UIM como também é chamada, surgiu de uma bateria show em 1993, mais tarde bloco carnavalesco, e em 2008 foi elevada à categoria de escola de samba, ano em que ainda só desfilavam as tradicionais escolas: Protegidos, Copa Lord, Coloninha e Consulado. A UIM foi a quinta a se incorporar às escolas de samba do carnaval de Florianópolis em 2009 até 2014.

A Tribuzana do Ritmo, bateria da UIM, foi comandada até o carnaval de 2014 pelo Mestre Dé desde 2010, juntamente com outros diretores. Além de moradores da Lagoa da Conceição, quem compõe a escola e a bateria são pessoas de bairros próximos, como Barra da Lagoa, Rio Tavares, Canto da Lagoa, Campeche e também de outras regiões da cidade. No entanto, Dé se desligou da função de mestre de bateria ao término do carnaval de 2014, indicando o atual mestre, Victor Marquez Motta, conhecido como “Vitinho”, para assumir a Tribuzana.

A bateria da União da Ilha da Magia desfila com aproximadamente 130 ritmistas. São aproximadamente: 10 cuícas, 10 agogôs, 10 chocalhos e 20 tamborins. Já os instrumentos pesados são: 40 caixas, 18 repiniques, 1 repique-mor, 10 surdos de terceira, 6 surdos de segunda e 6 surdos de primeira. Os agogôs da União da Ilha da Magia executam diversos desenhos rítmicos durante o samba-enredo, assim como os tamborins e os surdos de terceira.